A Executiva Municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Santa Maria reunida nesta terça-feira (30) fez uma análise do resultado eleitoral deste ano.
O partido avaliou como positiva a reeleição do Prefeito Cezar Schirmer (PMDB) e considera que foi acertada a decisão de sua Executiva que apontou este caminho para seu Congresso Municipal.
A partir de agora caberá ao partido promover o debate sobre questões fundamentais para a cidade, no sentido de contribuir politicamente com a próxima gestão municipal.
O fato de o PSB não eleger vereador neste pleito, revela a necessidade de o partido pavimentar o caminho para a construção de uma chapa própria na proporcional para a próxima disputa eleitoral.
O desempenho nacional do partido também foi analisado na reunião socialista. Para a direção municipal, o fato de o PSB eleger 440 Prefeitos - aumento de 42% em relação às últimas eleições majoritárias, revela que a sociedade tem percebido que o partido tem propostas concretas para a administração pública.
Um encontro ampliado com seus candidatos a vereador está previsto e deverá contar com a participação da Direção Estadual do PSB. O objetivo do encontro é analisar coletivamente o desempenho eleitoral do partido e apresentar sugestões para o próximo governo municipal.
Com o objetivo de estruturar o partido de forma permanente, a partir de novembro a Executiva Municipal dará início a uma campanha de finanças.
Em 2013, um amplo calendário de atividades de formação política será executado e deverá ser construído em parceria com a Secretaria de Formação Política do PSB/RS e com a Fundação João Mangabeira.
A partir da segunda quinzena de novembro o PSB Santa Maria vai promover debates internos para discutir a sua participação no próximo governo.
(Texto: Paulo Ritta)