domingo, 18 de agosto de 2013

PSB de Santa Maria prestigiou entrega de homenagem a Beto Albuquerque



















A Executiva Municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Santa Maria prestigiou a entrega do título de Cidadão Castilhense ao deputado federal Beto Albuquerque (PSB/RS). A atividade ocorreu na última sexta-feira (16) na cidade de Júlio de Castilhos.

A homenagem, por iniciativa da Prefeitura Municipal daquela cidade, foi em reconhecimento ao trabalho do parlamentar socialista em prol do desenvolvimento de Júlio de Castilhos.

O ex-prefeito da cidade, João Vestena (PSB), autor da iniciativa no ano de 2012, agradeceu ao deputado. “Nos espelhamos no teu trabalho, como homem público. Muito obrigado, companheiro Beto por ter ajudando tanto nossa cidade,” disse.

O evento contou com a presença de diversas lideranças do PSB na região, entre elas prefeito de Nova Palma, Adroaldo José Santi (PSB) e a vereadora de Nova Palma, Eloisa Uliana (PSB).

Beto Albuquerque ficou muito grato com a homenagem recebida. “Saio daqui muito honrado e ainda mais comprometido com  a cidade de Júlio de Castilhos,” afirmou.

(Texto: Paulo Ritta. Foto: Divulgação/PSB)

domingo, 11 de agosto de 2013

PSB e Fundação João Mangabeira promoveram atividade de formação política em Santa Maria












A Executiva Municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Santa Maria e a Fundação João Mangabeira (FJM), promoveram no último sábado (10), na Câmara de Vereadores, mais um curso de formação política do Ciclo de Palestras, atividade voltada para a educação política dos militantes socialistas.
O treinamento foi desenvolvido por Carlos Orling, representante da FJM no Rio Grande do Sul e chefe de gabinete do vice-governador do Estado, Beto Grill (PSB).
Orling apresentou três painéis no encontro: “O Programa do PSB como fonte de propostas para o nosso tempo”; “O Socialismo como Utopia” e “Análise da Conjuntura Nacional”.
O curso teve o objetivo de ampliar a capacidade de intervenção política dos filiados do PSB local.
Carlos Orling afirmou que o PSB possui um dos programas partidários mais claros e mais modernos do país. “O programa do nosso partido, embora escrito há mais de 60 anos, possui uma atualidade notável,” disse.
Segundo o dirigente socialista, “o programa do PSB é extremamente atual, pois prevê uma série de questões que a esquerda brasileira defende, como suprimir os impostos indiretos e aumentar, progressivamente, os que recaiam sobre a propriedade territorial e herança.”
A importância da democracia representativa também foi ressaltada pelo representante da FJM no Rio Grande do Sul. “Não é possível fazer política sem os partidos,” afirmou Orling.
Sobre os protestos recentes que tomaram as ruas do país, Orling considera que isso obriga os partidos políticos a fazerem uma reflexão muita profunda. “É evidente que o povo decidiu ir às ruas para protestar de forma direta, abrindo mão dos partidos políticos, porque considera que os partidos não têm condições de representá-los,” disse Carlos Orling.
No painel “O Socialismo como Utopia”, o representante da FJM afirmou que a utopia nada mais é do que algo que está distante, e não algo que jamais possa se realizar. E ressaltou duas grandes “qualidades” de um regime socialista: a visão humanista e o combate ao egoísmo, quebrando a perversa lógica do sistema capitalista.
Orling fez um resgate histórico sobre a criação do PSB no Brasil e ressaltou que a primeira ideia de um partido socialista surgiu ainda no início do século passado, em 1902. Mas que o PSB, como se conhece hoje, surgiu da antiga Esquerda Democrática e foi fundado em 1947.  João Mangabeira, que dá nome a fundação de apoio ao partido, foi uma das grandes lideranças da Esquerda Democrática.
Carlos Orling disse que uma das principais características da criação do PSB foi o não alinhamento político com partidos socialistas do mundo, pois o PSB nasceu respeitando todas as conquistas democrático-liberais.
Sobre o sistema capitalista, Orling afirmou que “o próprio capitalismo não tem condições de superar as suas próprias deficiências, com o desemprego, a fome e a exclusão social”.

(Texto: Paulo Ritta)


quinta-feira, 8 de agosto de 2013

PSB de Santa Maria e Fundação João Mangabeira promovem curso de formação política

Com o objetivo de ampliar a capacidade de intervenção política de seus filiados, a Executiva Municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Santa Maria e a Fundação João Mangabeira (FJM), promovem neste sábado (10), às 14h, na Câmara de Vereadores, mais uma atividade de formação política.
O treinamento será ministrado por Carlos Orling, representante da FJM no Rio Grande do Sul e Chefe de Gabinete do Vice-Governador do Estado, Beto Grill (PSB).
Estão previstos três painéis: “O Programa do PSB como fonte de propostas para o nosso tempo”; “O Socialismo como Utopia” e “Análise da Conjuntura Nacional.”
A programação faz parte do Ciclo de Palestras, atividade voltada para a educação política dos militantes socialistas.
Mais informações através do telefone (55) 8449.7388.
(Texto: Paulo Ritta)