domingo, 28 de julho de 2013

PSB de Santa Maria promoveu seminário sobre redução da maioridade penal


















Aproximadamente 40 pessoas participaram do 1º Seminário Regional Sobre Redução da Maioridade Penal, realizado no último sábado (27), no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Santa Maria.

A atividade foi promovida pela Executiva Municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em parceria com a Bancada do PSB da Assembleia Legislativa do Estado.

O evento, que contou com a participação de filiados e simpatizantes, foi prestigiado por algumas lideranças estaduais do partido, entre elas: João Vestena, ex-prefeito de Júlio de Castilhos e Presidente Municipal do PSB naquele município e Juliano Paz, integrante da Executiva Estadual socialista.

Gestão partidária

No início do encontro, aproveitando a presença de dirigentes regionais do partido, foi reservado um espaço para que o Coordenador da Bancada Estadual e Secretário de Organização do PSB/RS, Mario Bruck, fizesse o lançamento da Cartilha de Gestão Partidária, publicação da Executiva Estadual e que tem o objetivo de auxiliar os dirigentes partidários na administração do PSB em suas cidades.

Segundo Bruck, “a ideia da cartilha é orientar os dirigentes partidários e facilitar o trabalho de construção do PSB em todos os municípios gaúchos.”
O Coordenador da Bancada salientou a importância de o partido investir cada vez mais na aproximação de novos filiados.

Bruck também ressaltou a necessidade de o PSB promover a criação de núcleos temáticos com o objetivo de qualificar cada vez mais o debate interno e aproveitar o conhecimento de cada militante em diversas áreas, tais como saúde, educação, cultura e desenvolvimento econômico, entre outras.

Seminário

A importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi destaque na explanação do deputado estadual Miki Breier (PSB) e que teve como tema Aplicação integral do Estatuto da Criança e do Adolescente - Infância e Juventude protegidas”.

Segundo o parlamentar socialista, “as pessoas distorcem o que está contemplado no ECA, ao afirmarem que a lei não prevê penalidade no caso de delitos cometidos por adolescentes.”

Para Miki, “o número de delitos cometidos por menores de 18 anos não ultrapassa 1% do total de crimes cometidos no país.”

Ex-presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Miki Breier conhece como poucos a realidade que envolve adolescentes infratores. 

“O problema de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade é, na verdade, um problema de toda a sociedade,” afirmou o deputado.

Miki Breier lembrou que o mais importante é promovermos no país uma discussão no sentido de ampliarmos os direitos de crianças e adolescentes, antes de pensarmos em redução da maioridade penal. “Enquanto a sociedade fica voltada para assuntos como a redução da maioridade penal, a redes de prostituição e tráfico de drogas estão “acolhendo” nossos jovens,” afirmou Miki.

Segundo o deputado socialista, algumas alternativas deveriam receber mais atenção do poder executivo. “Precisamos investir em escolas com turno inverso, para que nossas crianças não fiquem com tempo ocioso. Também é fundamental que sejam destinados cada vez mais recursos orçamentários para projetos e ações nestas áreas,” disse o parlamentar.

O segundo painelista do evento, o advogado e professor universitário Odinei Bueno Gonçalves, que apresentou o tema Redução da Maioridade Penal - uma abordagem jurídica, política e social”, fez um resgate histórico de todas as leis que tratam deste assunto. 

Odinei ressaltou que apenas 0,2 % dos jovens e adolescentes entre 12 e 18 anos cometem algum tipo de delito e que, por esta razão, não se pode promover uma mudança na legislação baseada na exceção. 

“A discussão sobre a redução da maioridade penal, na verdade, desvia o foco das causas verdadeiras que levam inúmeros jovens e adolescentes a cometerem delitos. A exclusão social, a impunidade, as falhas na educação familiar e escolar, e o regime capitalista, entre outras razões, estão por trás das causas que deveriam ser discutidas e analisadas pela sociedade e pelo Estado,” disse Odinei.
“Medidas repressivas não resolvem o problema. Necessitamos de medidas estruturais. É preciso valorizar o jovem,” afirmou o professor.

Odinei fez fortes críticas às propostas de leis que alteram a redução da maioridade penal no país e ressaltou que esta questão está sendo tratada por alguns juristas de renome com um grande golpe na constituição, pois o tema maioridade penal é uma cláusula pétrea e, portanto, uma disposição que não permite alteração, nem mesmo por emenda.

O seminário marcou o início de uma série de atividades que deverão ser desenvolvidas em parceria com a Bancada do PSB da Assembleia Legislativa, Fundação João Mangabeira (FJM) e Executiva Estadual do partido.

(Texto: Paulo Ritta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário